img_5988

Famílias Kunz e Matarazzo se únem no projeto Villa Matarazzo

Petronius lança cachaça e cerveja em parceria com Jayme Monjardim

O Continente foi a grande paixão que me atraiu pela obra“. O cineasta Jayme Monjardim inspirou-se numa das obras mais importantes da literatura gaúcha para o seu filme O Tempo e o Vento. Na mesma parte da trilogia, a amizade entre o enólogo Emílio Kunz e o autor Érico Veríssimo está eternizada no personagem “Serigote“, patriarca de uma família de imigrantes alemães, que inspirou a cachaça da Petronius Beverages, de Caxias do Sul (RS).

A inspiração para as telas dos cinemas e para os alambiques, agora, gera uma nova parceria sob a coordenação da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, proprietária da Vinho & Arte, em Porto Alegre. A Petronius lança uma cachaça de alambique e uma cerveja artesanal, em parceria com Jayme Monjardim. Os dois rótulos farão parte do projeto Villa Matarazzo, em homenagem à Família Matarazzo. “A cultura e a história são os pontos de união entre as nossas famílias, através da nossa relação com a obra magna da literatura gaúcha. Com esse espírito, a Petronius apresenta a cerveja e a cachaça Villa Matarazzo”, explica Emílio Kunz Neto, diretor da empresa.

img_5886

A Villa Matarazzo – Cachaça de Alambique é elaborada com cana cultivada por pequenos produtores do interior do Rio Grande do Sul. O processo fermentativo do suco natural da cana-de-açúcar busca a melhor expressão aromática. Os alambiques utilizados na destilação são os mesmos construídos por Eloy Kunz, da quarta geração da família, na década de 1960, com um projeto francês, que garantem uma fina destilação e resultam em uma cachaça branca leve e aromática.

Já a cerveja artesanal Villa Matarazzo – Münchner Hell é ideal para o clima e gosto brasileiro. Tem aroma levemente frutado e amargor extremamente baixo. Inspirada em um dos mais tradicionais estilos da Escola Alemã, é uma cerveja típica da cidade de Munique. Seu sabor e aroma são determinados por uma seleção de maltes, responsáveis pelas suas principais características. Possui teor alcoólico de 4,8%, e é extremamente refrescante.

A produção da cachaça e da cerveja acontece na sede da Petronius, no interior de Caxias do Sul. Os dois rótulos estarão à venda na Vinho & Arte (Rua Múcio Teixeira, 107, em Porto Alegre/RS – (51) 3023-3345).

Jayme Monjardim, a cantora Tânia Mara, Emílio Kunz Neto, sócio da Petronius e Silvia Kunz.

Jayme Monjardim, a cantora Tânia Mara, Emílio Kunz Neto, sócio da Petronius, e Silvia Kunz.

A Petronius Beverages
O projeto familiar resgata a história de seis gerações de produtores de bebidas no Brasil. A Petronius Beverages, dos sócios Emílio Kunz, Júlio Cesar Kunz e Augusto Kunz, foi fundada há 3 anos, mas a paixão pela arte de produzir bebidas da família começou muito antes, em 1846, ainda na Alemanha, quando Johann Philipp Kunz deixou o pequeno vilarejo de Birkenfeld, na Prússia, e veio ao Brasil. Os primeiros antepassados foram responsáveis pelas primeiras receitas de destilados que levaram o nome da família.

Para receber a sede da Petronius Beverages, a família escolheu uma propriedade de rara beleza, no interior de Caxias do Sul, em São Valentin da 2ª Légua. Uma região cercada pela natureza, onde mantém história e contemporaneidade em perfeita harmonia. Na propriedade, está também a casa mais antiga da cidade, construída pelos primeiros imigrantes italianos em 1876.

Fotos: Lilian Lima

Tags: